Radares: multas começam a ser aplicadas segunda, 12, pra quem infringir limite de velocidade
07/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo SMT, condutores tiveram tempo para assimilar locais com fiscalização eletrônica. Velocidade máxima nos trechos dos radares é de 40km/h
Ascom SMT / Divulgação
A partir da próxima segunda-feira (12), os radares eletrônicos instalados em quatro pontos estratégicos de Santarém, oeste do Pará, começam oficialmente a aplicar multas por excesso de velocidade. De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Transito, não haverá mais período educativo ou de orientação. A fiscalização passa a valer direto, com penalizações automáticas para motoristas que ultrapassarem os 40 km/h, limite estipulado em todos os trechos monitorados.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Segundo a SMT, os radares foram instalados em áreas consideradas críticas, com histórico elevado de acidentes, principalmente durante a noite e madrugada. Os equipamentos já estavam em fase de testes desde novembro de 2023 e, nesse período, mais de 50 mil infrações foram registradas, um número considerado alarmante pela secretaria.
Confira os locais onde os radares já estão ativos e passam a multar a partir de segunda:
📍 Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre Travessa Moraes Sarmento e Travessa 7 de Setembro
📍 Avenida Anísio Chaves, entre Avenida Bugaville e Travessa Papoula
📍 Avenida Dom Frederico Costa, entre Rua Sol Nascente e Rua da Amizade
📍 Avenida Moaçara, entre Travessa Canaã e Travessa Eurico Dutra
Apesar de o sistema ser operado por empresa terceirizada, os equipamentos estão certificados e homologados pelo Inmetro, e funcionam 24 horas por dia. Diferente dos radares do estado, que desligam à noite por questões de segurança, os radares da SMT permanecem ativos durante toda a madrugada, justamente por não exigirem parada dos veículos.
Os radares têm função exclusiva de moderação de velocidade — ou seja, não fazem leitura de placas ou identificação de uso de cinto de segurança e cadeirinhas. Eles atuam apenas no controle de velocidade, conforme explicou o engenheiro de trânsito Marcos William, da SMT.
A multa por ultrapassar o limite de velocidade começa em R$ 130,16, mas pode chegar a R$ 880,41, dependendo da gravidade da infração. O valor e a quantidade de pontos na carteira variam conforme o percentual excedido sobre os 40 km/h permitidos.
“Não tem mais desculpa. A sinalização está instalada, os condutores já conhecem os trechos, e o radar já está aferido. Quem passar acima do limite vai ser multado”, reforçou Marcelino Xavier, secretário de Mobilidade e Trânsito.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região