Caso 'Dona Lourdes II': dois anos após naufrágio, sobreviventes e parentes de vítimas dão depoimentos à Justiça
01/10/2024
Primeira audiência é realizada nesta terça-feira, 1º, em Belém. Colete salva-vidas do 'Dona Lourdes II', que foi naufragado.
Reprodução/TV Globo
Depois de dois anos, a Justiça realiza nesta terça-feira (1º) a primeira audiência de instrução sobre o naufrágio da lancha Dona Lourdes II. A embarcação saiu do Marajó e naufragou próximo à ilha de Cotijuba, distrito de Belém.
Presidida pelo juiz Homero Lamarão Neto, do 2º Tribunal do Júri de Belém, a audiência ouvirá vítimas sobreviventes e familiares de vítimas que morreram no naufrágio.
A tragédia completou dois anos no dia 8 de setembro de 2024. Eram cerca de 80 passageiros que viajariam do arquipélago do Marajó para Belém. No naufrágio, 24 pessoas morreram.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O caso também expôs a precariedade do transporte fluvial na região, que, segundo a população marajoara, permanece crítica e sem perspectiva de melhorias desde aquele 8 de setembro de 2022.
A data também marca o anseio dos familiares das vítimas que aguardam pelo julgamento do piloto da embarcação, Marcos de Souza Oliveira, acusado pelo Ministério Público do Estado por crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Por isto, familiares das vítimas vem realizando protestos.
Até agora ninguém sabe onde está a lancha, que foi retirada do fundo do rio e levada para lugar incerto. Alguns sobreviventes foram resgatados por um pescador, que mora na ilha de Cotijuba.
Familiares de vítimas de naufrágio da lancha Dona Lourdes II durante protesto por Justiça
Lucas Trevisan/TV Liberal
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará